segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

As Deusas na mitologia Clássica

 ATENA – deusa Grega da sabedoria, das artes, estrategista e “Filha do Pai”.



Palas Atena (Παλλάς Αθηνά) é, na mitologia grega, a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidadeDiz o mito que ela saltou da cabeça do pai, Zeus, como mulher adulta, usando flamejante égide de ouro, com uma lança aguda numa das mãos. Foi o braço direito de seu pai, a única deusa olímpica a quem ele confiou seu raio e égide, símbolos do seu poder.  As habilidades associadas à Atena são as que envolvem o planejamento e execução criteriosa, atividades que requerem pensamento racional e intencional. 



Atena, era a protetora das cidades, das forças militares, deusa das tecelãs, ourives, oleiras e costureiras.      Os Romanos a chamavam de Minerva.


 Atena valoriza o pensamento racional e evoca o domínio da vontade e do intelecto sobre o instinto e a natureza. Para Atena a selva deve ser subjugada e dominada, sua vitalidade é encontrada na cidade. Sua ave símbolo é a coruja, ave associada com a sabedoria. Atena era defensora do pai e do modelo do patriarcado, que ele representa. 


O Arquétipo de Atena


O arquétipo de Atena representa a mente lógica, governada mais pela razão do que pelo coração. Com Atena em sua psique, a mulher lança mão ao que deve ser feito e imagina como alcançar o que quer. Ela demonstra que pensar bem, manter a calma no ponto culminante de uma situação emocional e desenvolver boas táticas no meio do conflito são traços naturais para as pessoas que se ligam a este arquétipo. A orientação realista de Atena do mundo como ele é, seu pragmatismo, sua conformidade ao mundo adulto e a falta de romantismo ou de idealismo faz com as mulheres com padrão de Atena se sobressaiam no mundo masculino, dos negócios e da política.

Seu desafio



Recuperar a criança que nunca foi. Lembrando que no mito de Atena ela já nasce adulta, e não sabe nada a respeito da mãe que foi engolida pelo pai. Portanto, não têm contato com o feminino, com a mulher e suas características, desconhecendo o corpo e sua sensibilidade feminina. As outras deusas como Deméter e Afrodite podem ser evocadas para ajudar as mulheres com a psique de Atenas a equilibrar razão e emoção. Um dos grandes desafios de Atena é abrir espaço para a emoção na vida.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Programação - Marcas do Feminino

Programa da Vivência Marcas do Feminino


Manhã
Recepção com chás aromáticos
Exercícios respiratório – Relaxamento
Símbolos do Feminino que tocam o inconsciente
Interpretando as imagens do inconsciente

Almoço – Natural - Salada de folhas verdes, massa e guarnição 
(proteína animal solicitar no momento da inscrição).

Tarde
O lúdico no despertar das imagens reprimidas
Trabalhando as imagens do inconsciente
Coffe – Bolos e doces
Moldando as imagens do inconsciente (atividade com argila)
Compartilhando as Marcas do Feminino
Encerramento

Terapeuta: 



Pollyanna Capocci




Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela USP de Ribeirão Preto; com Formação em Acompanhamento Terapêutico, pelo Sedes Sapientae - SP e formação em Jung e Pedagogia Profunda. Terapeuta, facilitadora de Círculos de Mulheres do Feminino Sagrado e facilitadora de grupos de Meditação. Com Formação em Psicossíntese, pelo Centro de Psicossíntese de São Paulo (CPSP); Especialista em Saúde Mental, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP \ FIOCRUZ).